CBC (Ciclo Basico Comun)

Quero deixar claro que grande parte da  informação contida nesse blog é fruto de experiências próprias de estudantes de medicina da UBA , que já concluíram o cbc e hoje estão aqui para esclarecer algumas dúvidas e ensinar um pouco do que aprenderam nesse ano de ingresso.

Primeiro fica aqui o site oficial do cbc : http://www.cbc.uba.ar/index.html (onde você pode encontrar todas as informações necessárias sobre o cbc , qualquer informação que vocês eventualmente recebam que contrarie o que está escrito no site oficial do cbc , seja por conta de um amigo ou até mesma de uma empresa de assessoria é FALSA não se iludam.

P: O cbc é obrigatório? R: SIM!

P: Posso pular materias do cbc por já ser formado? R: Bom…Nunca conheci ninguém , nem ouvi falar de  alguem que tenha conseguido.

P: Há  mais sou formado em enfermagem posso pular essa etapa =D ? R: NÃO!!

P: Ahh mais eu sou formado em 3 faculdades da área biomédica =B posso pular o cbc?  R: NÃO!!!

P: Meu pai é o lula posso pular o cbc? R: NÃO!!!! VOLTE E FAÇA FACULDADE NO BRASIL!

Agora que você sabe que sim ou sim tem que fazer o cbc  vamos lá….

O CBC é composto de 6 materias e são elas:

-IPC ( Introdução ao pensamento científico) (uma espécie de filosofia )

-Sociedad y estado (História da argentina)

-Matemática

-Química

-*Biologia Celular (Correlativa de quimica  ou seja só pode cursar-la se já tiver aprovado em química)

-*Biofísica (Correlativa de matemática ou seja só pode cursar-la se já tiver aprovado em matemática)

ONDE CURSAR?

O cbc possui inúmeras sedes onde você pode cursar , no meu caso cursei na ciudad universitaria e me pareceu bastante tranquilo , mais dependendo da sua localização há outras sedes que possam ser mais perto , deixo o site com as sedes e localizações : http://www.cbc.uba.ar/dat/cbc/sedes.html .

P: existem sedes mais fáceis que outras ?

R: depende… em cada sede ou matéria há uma gama de professores, ai cabe a sorte te levar a professores mais buena onda.

OBS : TODOS os professores com os quais cursei foram justos , e nunca passei por nenhum tipo de discriminação por ser brasileiro(a).

CÁTEDRAS

WTF??? Bom esse foi meu primeiro pensamento quando descobri que isso existia…Cátedras são nada mais que divisões dentro de uma matéria e cada divisão possuem pequenas diferenças entre as outras.

Exemplos : A materia sociedad y estado possue 3 cátedras na sede ciudad universitária ( cabe ressaltar que dependendo da sede mudam as cátedras também)

Essas cátedras são : (LUCCHINI , MECLE e DELICH) ou seja quando você se inscrever em sociedad y estado na ciudad universitária , automaticamente em uma dessas 3 divisões ( Sim é aleatório você não pode escolher)

Em cada uma há diferenças em relação ao conteúdo , tipos de provas , método de correções, etc…

No meu caso eu cursei na cátedra mecle , achei bem tranqüila , foram 2 provas com 4 questões discursivas em cada uma… Conheço bastante gente cursou na lucchini , uns tiveram alguns problemas em relação a alguns professores e outros não tiveram nenhum problema e aprovaram sem maiores dificuldades. Agora a cátedra Delich não tenho nenhum tipo de informação , nunca ouvi falar em ninguém que havia caido nela…

P: Há cátedras mais fáceis que outras? R: Novamente , depende muito do professor , da forma que cobram as questões..

Lembro que quando fiz na mecle a prova possuia 4 questoes discursivas como ja disse , e meus amigos cairam na lucchini onde a prova era multipla escolha…então eu pensei me f*** né….

mas o conteúdo cobrado na prova múltipla escolha foi equivalente ao da prova discursiva. Então a unica dica que fica é estude bastante e não tente contar com a sorte.

Deixo o site das sedes , matérias e suas respectivas cátedras : http://www.cbc.uba.ar/dat/catedras/catedras.html

Ressaltando que minhas cátedras, caso se interessem, foram:

-IPC (fiz pelo ubaxx1 , é cátedra única)

-Matemática (fiz pelo ubaxx1 , é cátedra unica)

-Sociedad y estado (mecle – cuidad universitária)

-Quimica (cátedra unica)

-Biologia Celular (Jerusalinsk – cuidad universitária) (obs :ótima cátedra , se aprende muita coisa, muito justa toda matéria que cai na prova foi matéria dada em aula)

-Biofísica : (Cátedra unica)

(OBS: NEM TODAS AS MATÉRIAS POSSUEM CATEDRAS OU SEJA NÃO POSSUEM DIVISÕES , SÃO CÁTEDRAS UNICAS)

PROVAS

“Geralmente” cada matéria possui como avaliação 2 provas regulares e 1 final , ou seja, o aluno possue uma terceira opção de prova caso seja necessario

1 – O aluno pode aprovar direto na materia se a média das 2 provas forem > ou = a 7

2 – O aluno pode ir para prova final se a média das 2 provas forem > ou = a 4 e < que 7

(nesse caso o aluno vai para prova final , e a nota para aprovar tem que ser > ou = a 4 , é bom ter em conta que a  matéria da prova final é a matéria toda ou seja das 2 primeiras provas , ou seja se for possível optem por ter uma  média de 7  logo nas duas primeiras provas , porque a prova final geralmente é meio chata)

Importante ressaltar que o aluno tem 3 chances de aprovar a final (caso ele necessite faze-la), ou seja, se o aluno reprovar a final, pode repeti-la mais 2x, só sera necessário recursar a matéria, uma vez que reprove as 3 oportunidades de final.

3 – O aluno pode reprovar direto a materia e ter que recursa-la se a média das 2 provas for < que 4

EXAMEN LIBRE: o que é?

É uma instancia onde o aluno poderá fazer uma prova integrada com todo o conteúdo da matéria. Geralmente consta de duas fases, sendo uma delas oral, o nivel é um pouco mais exigente, porém aprovável.

*o examen libre é feito geralmente por alunos que reprovaram essa determinada matéria e não querem perder um cuadrimestre recursando a mesma.

OBS : O INGRESSO A CARREIRA DE MEDICINA É ANUAL , OU SEJA NÃO ADIANTA TER TODAS AS MATÉRIAS APROVADAS EM JUNHO , VOCÊ SÓ PODERÁ COMEÇAR A FACULDADE NO INICIO DO PRÓXIMO ANO… o bom é que você vai ter ai uns 6 meses de férias =P

*quando for necessário recursar uma matéria, somente ela será recursada. Tudo que ja foi aprovado continua aprovado.

Deixo aqui o link da página da uba onde explica essa questão de provas : http://www.cbc.uba.ar/dat/alumnos/inscrip.html#LIBRES

8 thoughts on “CBC (Ciclo Basico Comun)

  1. Gentem, acabei de ver que CBC e UBA XXI são um poquinhos diferentes. Como vocês “mesclaram” as matérias de um e de outro pra terminar tudo junto? Vocês mesclando, terminaram em qnto tempo o “CBC”? Obrigada!!! Hasta enero!

    • Hola, então…eu cursei tudo no CBC, mas o pessoal q cursa no UBA XXI acaba tendo q mesclar mesmo, porque biologia e biofísica são presenciais, de qualquer modo vc vai ter q ir pra faculdade assistir as aulas. Eu tive que rescursar algumas materias e terminei em 2 anos o CBC, depende de cada pessoa.
      boa sorte e bons estudos!

  2. Tem uma quantidade limite de alunos para ingressar?
    Nos últimos dois anos quantos alunos foram e aprovados e cursaram a faculdade?
    ?Queria saber se para finalizar o cbc é necessário fazer uma prova ou se atingir a média no decorrer do curso já está aprovado?

    • Não tem quantidade de vagas pra ingresso de alunos na carreira, os alunos que aprovarem o CBC já podem se matricular diretamente. Tendo o CBC aprovado não é necessario se submeter a mais nenhuma avaliação, basta ter as 6 matérias exigidas.
      A quantidade de alunos que ingressaram e foram aprovados eu não sei dizer, essa é uma informação que talvez somente o censo oficial da faculdade possua e provavelmente seja interna e não divulgada.

    • As aulas são em español para qualquer pessoa que faça o CBC, tendo em conta que é outro país e na faculdade obviamente se fala a língua mãe desse país. Tanto pra brasileiros, quanto para estudantes de outras nacionalidades.

    • O Horário das aulas varia de acordo com o turno escolhido, que pode ser manhã, tarde ou noite. De maneira geral as aulas da manhã começam as 7 ou as 10 da manhã, a tarde das 13 ou 15 e horário da noite começa as 19 horas. Lembrando que geralmente as aulas são de 3 horas com um intervalo. Aulas das matérias de “sociedad y estado” e “pensamiento científico” são de duas horas. Estes horários são validos para a maioria das sedes. Qualquer dúvida mais, só entrar em contato. Boa sorte!
      (Radamés)